A riqueza não pode salvar

A riqueza é algo bom e desejado por muita gente.Tem pessoas que lutam por ela, faz de tudo pra ficar rico, ou trabalhando honestamente, ou jogando na loteria, ou mesmo fazendo coisas erradas, agindo de modo ilicito, enganando outras pessoas e se corrompendo.E há também aqueles que já nasceram ricos. Ser rico é ter muito dinheiro, propriedades, bens materiais, gozar de conforto e luxo aqui na terra, ter status, fama. E quantos não fazem loucuras pelo dinheiro? Para ter, possuir, usufruir? Quantos que, infelizmente, não roubam e até matam por causa do dinheiro? Mas será que o dinheiro é a coisa mais importante da vida? Será que a riqueza pode salvar uma vida, livrar uma alma da perdição eterna? Vamos encontrar a resposta na palavra de Deus.

Em primeiro lugar, não é pecado ser rico, desde que essa riqueza tenha sido adquirida de forma honesta, legal e de acordo com a palavra de Deus. Na Bíblia há vários exemplos de pessoas ricas e que serviam ao Senhor. Destaque para Salomão, filho de Davi, que se tornou rei e teve muita riqueza, ele foi rico mesmo. Ele teve de tudo, tudo que desejou sua alma ele teve, como ele mesmo fala em Eclesiastes e, quem lhe deu tudo isso foi o próprio Deus, que é o dono do ouro e da prata.E este mesmo homem que possuiu riquezas e glórias, fez uma análise, uma reflexão do que significava tudo isso.Lembrando que ele foi dotado de grande sabedoria, dada pelo próprio Deus e assim, pôde chegar a algumas conclusões. Vejamos livro de Eclesiastes capítulo 2:

Começando pelo título q diz: "Os prazeres e as riquezas não dão felicidade"
A partir daí ele se põe  a falar tudo que fez, tudo que adquiriu, tudo o que teve em sua vida rica. Versículo 4: " Fiz para mim obras magnificas: edifiquei para mim casas: plantei para mim vinhas."
Não vou colocar aqui os outros versículos, mas já dá pra ter uma idéia do que ele quis transmitir, ou seja, ele próprio chegou à conclusão que "tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol." (vers. 11)
O rei Salomão pôde falar de tudo isso com muita propriedade, porque, primeiro, ele tinha sabedoria, depois ele experimentou as riquezas desta terra, então sabia do que estava falando. Salomão escreveu  o livro de Provérbios e o livro de Eclesiastes, vc pode ler.

Jesus também falou sobre riqueza quando esteve aqui na terra, para fazer a obra do Pai. Livro de Lucas cap. 12 a partir do vers. 13 é um exemplo disso e uma lição para todos nós.Um dia, alguém da multidão lhe pediu que dissesse a seu irmão para repartir a herança mas Jesus, não quis nem saber de entrar nessa disputa, e propôs-lhes uma parábola, do rico insensato, que sua herdade tinha produzido muito e ele não tinha onde guardar tudo, então, decidiu em seu coração, derribar os celeiros e edificar outros maiores e assim recolher todas as suas novidades e os seus bens. Então ele diria à sua alma: "Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos: descansa,come,bebe e folga." (vers. 19 )
Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será? (vers. 20)
Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus. (vers.21)
Com essa história relatada por Jesus, dá pra ver que a riqueza não é tudo na vida de uma pessoa e que há sim, algo muito mais importante a ser considerado por nós, pobres pecadores: a nossa alma. A vida é importante sim mas a nossa alma é eterna e simplesmente as riquezas desta terra não podem salvá-la. O que adianta lutar tanto para ficar rico ou rica, ganhar milhões, ser famoso, ter glórias mas quando partir deste mundo não ter o bem mais precioso que um ser humano pode ter: sua salvação, a vida eterna que é garantida somente por Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo morrer pelos nossos pecados numa cruz, para que fossêmos salvos da perdição eterna e um dia pudessemos estar com Ele? O preço da salvação?  Não se paga com dinheiro, o preço foi o sangue de Jesus lá na cruz do Calvário. Ele já pagou o preço. Agora só resta ao ser humano aceitar o Salvador e crer nEle.

A riqueza terrena não pode nos livrar da morte e nem da condenação eterna. Podemos até ser ricos mas devemos saber qual é a verdadeira e maior riqueza que há e que sem Jesus não há esperança, não há segurança, não há salvação e nem vida eterna. Não se pode colocar o coração nem confiar nas riquezas daqui, porque elas são passageiras, quando se morre são deixadas aqui e não dão passaporte para o céu. Por isso, Jesus é a maior riqueza que alguém pode ter, porque só ELE pode salvar!!!

" Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
Ou que daria o homem pelo resgaste da sua alma?"  (Marcos 8. 36-37)



Comentários

  1. Oi Jack, a paz do Senhor.

    Vim retribuir a visita e agradecer a Deus pelo Blog que você está editando.

    Em Frente!

    Irmão João.

    ResponderExcluir

Postar um comentário


Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli