Naamã é curado da lepra

"E Naamã, chefe do exército do rei da Síria, era um grande homem diante do seu senhor, e de muito respeito; porque por ele o Senhor dera livramento aos siros: e era este varão homem valoroso porém leproso.
E saíram tropas da Síria, e da terra de Israel, e levaram presa uma menina que ficou ao serviço da mulher de Naamã.
E disse esta à sua senhora: Oxalá que o meu senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria: ele o restauraria da sua lepra.
Então entrou Naamã e o notificou a seu senhor, dizendo: Assim e assim falou a menina que é da terra de Israel.
Então disse o rei da Síria: Vai, anda, e enviarei uma carta ao rei de Israel. E foi e tomou na sua mão dez talentos de prata, e seis mil siclos de ouro e dez mudas de vestidos.
E levou a carta ao rei de Israel, dizendo: Logo, em chegando a ti esta carta, saibas que eu te enviei Naamã, meu servo, para que o restaures da sua lepra.
E sucedeu que, lendo o rei de Israel a carta, rasgou os seus vestidos, e disse: Sou eu Deus, para matar e para vivificar, para que este envie a mim, para eu restaurar a um homem da sua lepra? Pelo que deveras notai, peço-vos e vede que busca ocasião contra mim.
Sucedeu porém que, ouvindo Eliseu, homem de Deus, que o rei de Israel rasgara os seus vestidos, mandou dizer ao rei: Por que rasgaste os teus vestidos? Deixa-o vir a mim, e saberá que há profeta em Israel.
Veio pois Naamã com os seus cavalos, e com o seu carro, e parou à porta da casa de Eliseu.
Então Eliseu lhe mandou um mensageiro, dizendo: Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás purificado.
Porém Naamã muito se indignou, e se foi, dizendo: Eis que eu dizia comigo: Certamente ele sairá, pôr-se-á em pé, e invocará o nome do Senhor seu Deus, e passará a sua mão sobre o lugar, e restaurará o leproso.
Não são porventura Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não me poderia eu lavar neles, e ficar purificado? E voltou-se, e se foi com indignação.
Então chegaram-se a ele os seus servos, e lhe falaram, e disseram: Meu pai, se o profeta te dissera alguma grande cousa, porventura não a farias? Quanto mais, dizendo-te ele: Lava-te, e ficarás purificado.
Então desceu, e mergulhou no Jordão sete vezes, conforme a palavra do homem de Deus: e a sua carne tornou, como a carne dum menino, e ficou purificado.
Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva, e veio, e pôs-se diante dele, e disse: Eis que tenho conhecido que em toda a terra não há Deus senão em Israel: agora pois te peço que tomes uma bênção do teu servo.
Porém ele disse: Vive o Senhor em cuja presença estou, que a não tomarei. E instou com ele para que a tomasse, mas ele recusou".
( 2 Reis 5. 1 ao 16 )

Esta passagem da Bíblia nos conta a história desse homem chamado Naamã. Ele era um homem de muito respeito e tinha um cargo muito importante, pois era chefe do exército do rei da Síria, e era varão valoroso mas tinha uma doença, a lepra.
Mesmo sendo leproso Naamã não deixou de ser um grande homem mas, o que ele ainda não sabia é que o Senhor Deus olhava pra ele e tinha um plano de cura para a sua vida. Naamã podia até ter se conformado com a lepra mas não era a vontade de Deus que ele continuasse assim.
Foi aí que, através de uma menina, serva de sua mulher que ele ficou sabendo, que para o seu caso, havia esperança. Sim, ele poderia ficar curado!
Mas para alcançar a cura da lepra, ele deveria sair de seu país e ir até a terra de Israel porque só lá, havia um profeta, um homem de Deus. E foi o que ele fez, com o consentimento do seu rei ( da Síria), levou a sua comitiva e uma carta ao rei de Israel, que, não entendeu nada e chegou a rasgar os seus vestidos porque, claro, ele não tinha poder para curar ninguém. Mas como o plano de Deus não falha, o seu servo, Eliseu ficou sabendo do que aconteceu e mandou que Naamã fosse até ele.

Chegando Naamã até a porta da casa de Eliseu, o chefe do exército não foi recebido pelo profeta mas sim por seu mensageiro com a seguinte ordem: "Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, para que fiques curado".
Ah, Naamã não gostou nada de ouvir isso, pelo contrário, a Bíblia fala que ele ficou indignado! Ele não se conformou e não aceitou aquilo! Imagine! Será que o mergulho no rio Jordão por sete vezes faria alguma diferença? Sendo assim, ele poderia ter ficado na Síria mesmo e feito o mergulho nos rios de Damasco que eram bem melhores que o Jordão. Naamã ficou muito decepcionado porque ele esperava que a sua cura chegasse de outra forma, ou seja, sendo recebido por Eliseu que invocaria o nome do Senhor seu Deus, passaria a mão sobre a lepra e ele ficaria restaurado.

Mas Naamã ainda não sabia que Deus faz as coisas do jeito que Ele quer e a forma do Senhor agir em nossa vida nem sempre será da forma que esperamos.
Eliseu não mandou falar à Naamã que ele não seria curado, mas para alcançar esta cura, deveria ir até o Jordão e mergulhar sete vezes nele.
Foi quando mais uma vez Deus usou os próprios servos de Naamã para o convencerem a obedecer à ordem do profeta. Ele não queria a cura? Se Eliseu tivesse pedido algo grande pra ele fazer, ele não o faria? Então, não custava nada ele mergulhar sete vezes no rio.

Então Naamã resolveu obedecer e fez direitinho como o homem de Deus havia mandado. Foi ele completar o sétimo mergulho para...

ficar livre da lepra!!! A sua carne foi restaurada de tal forma que ficou como a carne duma criança! Ele ficou purificado!
E é assim que Deus faz! É assim que Deus é!
ELE É DEUS e sabe o que faz. Quando Ele manda, o que temos que fazer é apenas obedecer. Mesmo que não entendamos, mesmo que achemos difícil. Ás vezes, Deus quer provar a nossa fé.
Ele é o dono da benção e do milagre, o dono da vida, o dono de tudo.
Ele queria tornar Naamã livre da lepra, um homem saudável, mas foi preciso Naamã se chegar à Ele e fazer o mergulho. Deus poderia curar Naamã de outra forma, com uma simples palavra? claro que sim! Mas Ele quis utilizar essa forma para mostrar que só Ele é Deus e Ele faz como quer.

Se você tem algum problema, não importa o que seja, saiba que Deus não quer que você continue assim, sofrendo. Ele é o mesmo Deus da Bíblia, o que curou Naamã da lepra. Talvez só precise que você dê um passo até Ele, não importa o quão longe você esteja dele. Chegue-se à este Deus bondoso e misericordioso e creia que Ele pode agir na sua vida. E o que Ele te pedir para fazer, faça. Faça que a vitória é certa.
E mais: a benção do Senhor é de graça, não precisa pagar nada por ela. A benção divina é tão boa que não há dinheiro que pague.


 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli