Salmo 19: " A excelência da criação e suas leis, assim como da palavra de Deus "

" OS céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos.
Um dia faz declaração a outro dia, e uma noite mostra sabedoria a outra noite.
Sem linguagem, sem fala, ouvem-se as suas vozes,
Em toda a extensão da terra, e as suas palavras até ao fim do mundo. Neles pôs uma tenda para o sol,
Que é qual noivo que sai do seu tálamo, e se alegra, como um herói, a correr o seu caminho.
A sua saída é desde uma extremidade dos céus, e o seu curso até à outra extremidade deles; e nada se furta ao seu calor. " ( Salmo 19 e versículos do 1 ao 6 ).

Até aqui vemos toda a beleza e excelência da criação de Deus. Eu, particularmente amo o primeiro versículo deste texto e na verdade, os demais versículos são também muito lindos e poéticos. Eles representam em palavras o que o Criador fez para nós, toda a exuberância do céu, o início e o fim de um dia, a chegada da noite, o percurso do sol...
E o que podemos aprender e assimilar com tamanha perfeição? É muito simples: que quem fez tudo isso foi Deus e o que Ele faz é lindo, bom e perfeito e por isso toda glória deve ser dada a Ele.
Ele criou os céus, e a terra e o mar e continua no comando de tudo. Então, é só olharmos para o céu e contemplarmos toda a sua beleza ( coisa que eu adoro fazer ), observar lá longe o horizonte para lembrarmos do poder e da majestade do Senhor e assim, louvar o Seu Santo Nome. Como o versículo 1 diz: "Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos."

Mas a excelência do Rei da Glória não para por aí. Ele não é perfeito apenas na criação da natureza e sim também na criação de Suas leis porque continuando a leitura deste salmo, a Sua palavra diz nos versículos seguintes:

" A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma: o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices.
Os preceitos do Senhor são retos, e alegram o coração: o mandamento do Senhor é puro, e alumia os  olhos.
O temor do Senhor é limpo, e permanece eternamente; os juízos do Senhor são verdadeiros e justos juntamente.
Mais desejáveis são do que o ouro, sim, do que muito ouro fino; e mais doces do que o mel e o licor dos favos.
Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa. " ( Salmo 19 e versículos do 7 ao 11 ).

Viu? A lei do Senhor é perfeita, ou seja, não tem nenhum erro, não possui nenhum engano. É uma lei justa e agradável porque também refrigera a nossa alma, faz bem ao nosso interior, abençoa a nossa vida.
Os preceitos divinos são retos e até alegram o coração; o mandamento divino é puro e alumia os olhos.
Os Seus juízos são ao mesmo tempo verdadeiros e justos por isso eles são mais desejados do que o ouro, do que muito ouro fino. Trazem mais alegria do que as riquezas e são mais doces do que o mel e toda a doçura que exista. Sim, você pode acreditar porque tudo o que vem desse Deus é bom e nos faz bem, traz inúmeros benefícios à nossa alma e bênçãos para a nossa vida porque como o próprio versículo 11 nos afirma: " Também por eles é admoestado o teu servo; e em os guardar há grande recompensa." Está vendo? Quando seguimos as leis do Criador, quando obedecemos à Sua Palavra, somos recompensados e essa recompensa não é pequena. Quando andamos com Deus não tememos a nada e também nada nos falta porque Ele é Bom e Justo.

E para terminar essa meditação vou deixar abaixo os três últimos versículos desta palavra maravilhosa . Na verdade se trata de uma oração, de um pedido do salmista Davi e que deve ser o nosso pedido também pois somos pecadores:

" Quem pode entender os próprios erros? expurga-me tu dos que me são ocultos.
Também da soberba guarda o teu servo, para que não assenhoreie de mim: então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão.
Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor. Rocha minha e Libertador meu! " ( Salmo 19 e versículos do 12 ao 14 ).

Que o Senhor de toda a terra e de toda a criação que existe nos ajude e nos guarde da soberba, do orgulho porque realmente nós não somos nada e somente Ele que é tudo para todos e o Único a quem devemos dar glória e louvor. Só a Ele e toda a glória pra Ele! Aleluia! Glória a Deus e Louvado seja o Teu Santo Nome hoje e sempre!
Que sejam agradáveis as nossas palavras e a meditação do nosso coração perante a face do Senhor.
Ele é a nossa Rocha, o nosso porto seguro, a nossa fortaleza. Não podemos viver bem sem a Sua presença em nossa vida. Ele é o nosso Libertador! É somente o Rei Eterno que nos liberta do pecado e das garras do diabo e somente Ele que pode nos livrar do mal.


Flickr - Foto de
 Scristia
 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SALMO 91 - LIVRAMENTO

A família de José

A família de Eli